Gerando um CD do “Windows Vista Lite”

O mesmo desenvolvedor do nLite, software que permite gerar cm CD do Windows 2000/XP/2003 personalizado, desenvolveu o vLite, um programa que faz a mesma coisa, mas para o Vista. Com o vLite você extrai os arquivos do DVD para uma pasta, aplica modificações (como definição de opções padrões, integração de drivers de dispositivos, atualizações do sistema, remoção de componentes, etc) e gera um novo ISO, para posteriormente ser gravado num DVD ou CD.
O Windows Vista é muito pesado, vem com muitos componentes, tanto é que nem cabe em um CD, sendo vendido apenas em DVD. Removendo muita coisa, dá para diminuir a imagem de forma a caber em um CD. Depois de instalado, como o sistema ficará com menos recursos e bugigangas, ficará um pouco mais leve do que a versão completa.
Com vLite você pode gerar a sua própria imagem personalizada, para uso pessoal apenas. Ele requer o NET Framework 2.0 (já vem com o Vista, mas será necessário instalá-lo caso você faça modificações no DVD do Vista usando o XP).

Para usar o vLite, copie o conteúdo do DVD do Vista para uma pasta no computador, e indique ela na primeira tela do vLite. Ele perguntará qual edição do Vista você deseja personalizar. Escolha a edição que você comprou, pois o número serial só será válido para ela.

















Avançando, marque as tarefas que você deseja realizar ou personalizar. Importante: se você pretende criar uma imagem ISO bootável, para gravar numa nova mídia (ou usar numa máquina virtual), deixe marcado os itens "ISO bootável" e "Ativar antes de aplicar":

















Na parte de integração, você pode integrar hotfixes (arquivos de atualização do Windows, previamente baixados), drivers de dispositivos e pacotes de linguagem (caso queira ter vários idiomas possíveis para a inteface do sistema, depois de instalado). Esses pacotes podem ser baixados no site da Microsoft. Lembre-se de que adicionando coisas aqui, a imagem final tenderá a ser maior do que a original:)

















Na parte de remoção de componentes, assim como no nLite, você pode marcar previamente os recursos dos quais você não quer abrir mão. Fazendo isso, o vLite impedirá que você remova componentes e dependências do recurso selecionado. Se você não marcar um item, e remover um componente fundamental para ele por engano, depois ele não estará disponível no Windows instalado a partir da imagem gerada, ou apresentará problemas.

















Decidido isso, você pode começar a marcar os itens que deseja remover. Leia cuidadosamente a descrição na parte direita da tela. É bom que você tenha algum conhecimento anterior sobre o que está removendo, pois em alguns casos você pode remover coisas essenciais, que deixarão o sistema com poucos recursos novos em relação ao XP, ou com funcionalidade comprometida.

















Na parte de otimizações, você pode ativar ou desativar algumas opcões padrões. É possível tornar o requisto mínimo de memória para 256MB, por exemplo, para instalar o Vista em PCs com essa quantidade de memória RAM. Mas isso não é recomendável por questões óbvias - ninguém vai querer viver sofrendo com o Vista usando 256MB só. Nas seções Segurança, Sistema e Explorer, há alguns itens interessantes a serem pré-configurados. Entre eles está o UAC, polêmico recurso que fica pedindo sua confirmação para realizar tarefas administrativas, que pode ser desativado também por aqui, para que depois de instalado, o Vista se comporte como o XP nesse quesito. Porém não recomendo desativá-lo, visto que é uma evolução na segurança do Vista.

Agora a imagem da tela, onde o item pode ser habilidado ou desativado por padrão:

















Na seção Automático, você pode definir algumas coisas para não serem solicitadas durante a instalação, como o idioma padrão, layout de teclado, etc. Os valores preenchidos aqui serão salvos com a imagem, sem que você precise defini-los na instalação, tornando-a mais automática. Em contrapartida, não será possível alterá-los durante a instalação depois.

















Agora pronto, falta só gerar a imagem do sistema. Ao clicar no botão "Aplicar", o vLite perguntará se você quer que ele apenas aplique as alterações, ou que ele aplique e reconstrua a imagem. A última opção demora um pouco mais, mas pode deixar a imagem final menor. Ao selecionar a segunda opção, ela removerá as informações das outras edições do Vista presentes no DVD, deixando apenas a que você personalizou. Não reduzirá lá "muita" coisa para as versões mais avançadas, afinal o Windows Vista é um só. As edições são como "modos de instalação" onde alguns recursos são arquivos essenciais do Windows Vista Ultimate. A diferença é apenas que ao instalar uma versão mais básica, alguns recursos não são copiados para o HD (exceto alguns poucos arquivos específicos, que são diferentes para cada edição, como o logotipo, contrato de usuário, certas configurações, etc.).
























Enfim, a geração da imagem. Essa parte constuma demorar!

















Depois disso, o ISO ainda não terá sido criado, as modificações foram feitas apenas na pasta dos arquivos que foram copiados para o HD. Você precisa clicar no botão "Criar ISO", na última tela do vLite, para efetivamente gerar o ISO. Aí sim será só gravar em DVD (ou em CD, se couber) e testar.

Baixe o vLite 1.1.6 e depois instala por cima a versão 1.2


Nenhum comentário: